quarta-feira, 11 de março de 2009

A medida em Psicologia

Função da medida:
garantir objetividade e precisão.

Subjetividade
Experiências particulares
Expressas em palavras
“mais ou menos”
X
Objetividade
Instrumento de medida
Expressa em números
"precisão"

Definição:atribui números aos valores que uma variável assume,de acordo com regras.

Níveis de medida:

1)Nominal-os números são usados apenas para nomear,identificar ou classificar,jamais podem ser somados,subtraídos, divididos ou multiplicados.
2)Ordinal-não se sabe qual a distancia que separa os lugares ,num concurso.Os números indicam colocação ou ordem.Usa-se para organizar indivíduos variando do inferior para o superior,de acordo com as características que desejamos medir.
3)Intervalar-são permitido apenas a soma e a subtração,essa medição nos permiti comparar os indivíduos entre si,a distancia 2 coisas ou pessoas estão uma da outra.Essa medição não possui um ponto zero real.Ex:Um aluno pode tirar zero em um teste mas não significa q ele tenha zero de inteligência.
4)Proporção ou Razão - podemos dividir um numero por outro ou expressar ambos como uma proporção.São permitidos todas as operações aritméticas(soma,subtração ,divisão e multiplicação) e técnicas de estatística.

A organização e exposição dos dados de pesquisa em tabelas de distribuição de freqüências

Nível de medida Nominal
Ex:
Sexo dos alunos presentes na aula de estatística(feminino=1,masculino=2
1 1 1 2 1 1 1 1 1 1
1 1 2 2 1 1 1 1 2 1
1 1 1 1 1 1 1 2 1 1

Tabela 1.Distribuição por sexo dos alunos presentes na aula de estatística - IBMR-2007
sexo________f
Feminino____25
Masculino____ 5
Total _______30

Fonte: Levin (1980)

Obs.:O titulo tem que ter informações da pesquisa ,o quê é pesquisado(não pode faltar),quando(ano) e onde.

Nível de medida intervalar
Ex:
Idade dos participantes da pesquisa
18 18 18 19 20 20
21 21 21 21 25 27
27 27 30 30 30 30
35 35 38 39 40 40

Tabela 2.Idade dos participantes da pesquisa(...)
Idade__f
18____ 3
19____ 1
20____ 2
21____ 4
25____ 1
27____ 3
30____ 4
35____ 2
38____ 1
39____ 1
40____ 2
Total__ 24

*menor para maior

Tabela 3.Idade dos participantes da pesquisa(...)
Faixa etária__ f
18-23______ 10
24-29______ 4
30-35______ 6
36-41______ 4
Total ou N___ 24

*Tamanho(T)
T=A – 1
*Amplitude(A)
A=18-23=5.
É o intervalo entre as idades.
*limite inferior(l)
limite inferior aparente (la)
limite inferior real (lr)
lr=La-0,5
*limite superior (L)
limite superior aparente (La)
limite superior real (Lr)
Lr=La+0,5
*O número estando por exemplo 21,5 é arredondado para o número inteiro “par” mais próximo no caso 22.Só arredondará para o número 22 se estiver abaixo de 21,4.



Tipos de freqüência

f - frequência simples ou absoluta
fr – freqüência relativa ou proporção

fr = f/N

fp - freqüência percentual,percentagem ou porcentagem

fp ou % = f/N . 100

fa –freqüência acumulada = numero de casos(somatório de freqüência)até o lr de um intervalo
C%-porcentagem acumulada

C%= fa/N . 100

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